terça-feira, 31 de maio de 2011

O NOVO NASCIMENTO - Joao 3.5

Um homem chamado Nicodemos, certa vez, foi encontrar-se com Jesus. Ele era um dos líderes religiosos daquele tempo. Tinha uma boa conduta, conhecia a Bíblia, liderava ensinava as coisas espirituais ao povo; enfim, um homem muito zeloso pela religião. Jesus  começa o diálogo dizendo que, quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus e nem entrar no reino de Deus ( Jo 3.5). Reino de Deus não é o céu, como muitos pensam! Mas é o governo, o domínio, o reinado de Deus sobre nossas vidas. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que, sem o novo nascimento, ninguém pode ter esse contato, esse relacionamento com Deus e  esse domínio de Deus sobre sua vida. Para Nicodemos, certamente isso gerou uma crise em sua alma, pois, tendo tantas qualidades, provavelmente julgava-se pronto a entrar no reino de Deus. Nicodemos passou a interrogá-lo sobre o que viria a ser isso. (Jo 3.4) Jesus passa a explicar que existe uma distinção entre o nascimento carnal e o espiritual (Jo 3.4,6).

1. É NASCER DO ESPÍRITO - Nem todos os que nasceram da carne, nasceram também do espírito. Precisamos nascer, também, do espírito, à semelhança do nascimento carnal. Então não temos espírito antes disso? Temos, porém está morto em si mesmo, por causa do pecado, porquanto não tem a vida de Deus. Nascer de novo é o mesmo que ressuscitar. O nosso espírito precisa receber a vida do Espírito de Deus. Assim como o Espírito de Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, só o Espírito Santo é que também pode ressuscitar nosso espírito. (Rm 8:11)

2. JESUS, NOSSO SUBSTITUTO - Jesus nos substituiu na Cruz. Tudo que Jesus fez foi em nosso lugar. Tudo o que nunca conseguiríamos fazer, Ele fez por nós, para que alcançássemos a salvação. Ele viveu a minha vida, morreu a minha morte, e ressuscitou a minha ressurreição. Ele assumiu a minha culpa, pelo meu pecado. Eu e você estávamos lá. A morte é conseqüência do pecado (Rm 6:23). O único que podia vencer a morte era Ele mesmo. Ele morreu a morte de toda a humanidade e quebrou a maldição que veio por causa do pecado (Gl 3:13). Ao terceiro dia Ele ressuscitou e fomos também ressuscitados com Ele. (Rm 6:4-5). É esta ressurreição que você precisa receber, pois foi no nível do espírito que Ele fez isso. Porém, para ressuscitar tem que haver morte. Se não há morte comprovada, não há necessidade de ressurreição. Jesus estava morto há três dias!

3. ELE JÁ NOS RESSUSCITOU - É preciso decidir morrer antes de receber a vida do Espírito. Assim como Jesus levou Sua cruz voluntariamente e decidiu morrer, também nós devemos tomar a Cruz e morrer (Lc 14:27). Jesus poderia ter Se livrado da cruz, pois tinha poderes sobrenaturais para isso; mas não o fez, porque tinha uma missão a cumprir. E o fez por amor a nós! Agora, a nossa entrega é também voluntária. Mas tomar a cruz não é um sofrimento, um castigo, como muitos pensam. Este é também um conceito errado. A cruz é renúncia, é entrega, é morte do ego. O problema do ser humano diante disso é o ORGULHO, auto-suficiência e independência de Deus. Morte é renunciar o orgulho, e com ele, seus projetos, idéias, pensamentos, opiniões, vontades, coisas, pessoas, enfim, o seu próprio caminho, para escolher o dEle. È se esvaziar de si mesmo para dar espaço para Deus. O Espírito Santo só ocupa espaço desocupado. Se estivermos cheio de nós mesmos, Ele não pode ocupar. A vida de Deus se manifesta quando decidimos, exatamente como fez Jesus, renunciar nossa própria vida. Jesus disse em João 14:24.

CONCLUSÃO - Tomar a cruz é se identificar com Cristo, renunciando a nós mesmos para receber a vida de Deus. È escolher a vontade dEle e não a nossa. A vida nasce da morte. Para muitas pessoas essa renúncia é algo muito difícil, por isso não recebem a vida. Você precisa lembrar que, depois da renúncia, da morte e da entrega, vem a ressurreição, a vida, a glória de Deus. A vida fascinante do Espírito Santo, a paz verdadeira, a alegria abundante, a realização e o propósito de vida se manifestam a partir dessa decisão de morrer por Ele, assim como Ele morreu por nós. Este é o momento de você receber a vida. Esvazie-se de você mesmo, e seja cheio do Espírito de Vida.



31/Maio/2011
Continue...


terça-feira, 24 de maio de 2011

O MAIOR PROBLEMA DO HOMEM

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Mat. 11.28

Neste texto, Jesus refere-se aos que estão cansados e sobrecarregados. Cansados do quê? Cansados de carregar um fardo, um peso. Talvez você não saiba por que está tão cansado, estressado, sobrecarregado, deprimido, oprimido… É que você está carregando um fardo que não é seu. É uma carga emocional, no nível da alma. Hoje os remédios para depressão são os mais vendidos em todo mundo! A psicologia, a psicanálise, a psiquiatria…, tentam resolver esse problema, mas não conseguem, porque só quem entende de alma, foi quem a criou, o Deus Todo Poderoso!

Quando Deus criou o ser humano criou-o a Sua imagem e semelhança. Colocou nele espírito, alma e corpo. Somos um espírito, que tem uma alma e mora num corpo. Essa estrutura humana, espiritual, emocional e física não foi feita para andar independente de Deus. É como se comprássemos um aparelho com voltagem de 110 v e colocássemos numa tomada de força de 220 V. O que acontece? Queima imediatamente, porque não foi feita para suportar essa carga.

PECADO É SEPARAÇÃO - A Bíblia é como um Manual do Fabricante, através do qual Deus dá as instruções de uso para que o homem funcione bem. Acontece que, lá no Éden, o homem resolveu se desligar de Deus. (Gn 3:1-6). Quando Adão e Eva se rebelaram contra Deus, foi o mesmo que dar as costas a Ele e assumirem o controle de suas próprias vidas. Aquele que fora criado para andar em parceria, para funcionar em harmonia com Deus, resolveu desligar-se, voluntariamente, para andar sozinho. A partir daquele momento é como se ficasse com um pedaço faltando. A parte chamada “homem” só funciona corretamente com a parte chamada “Deus”. Quando se desligou, passou a funcionar muito mal. Foi quando a morte entrou no mundo e, junto com ela, toda a sorte de doenças, violência, desgraças, maldições, catástrofes, etc.

A CONSEQUÊNCIA ATINGIU A TODOS - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram Rm 5.12; Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor – Rm 6.23

Essa atitude de auto-suficiência e independência chama-se “pecado”. Existe uma diferença entre “Pecado” e “pecados”. O Pecado é como uma matriz e os pecados são as filiais, ou seja, as atitudes pecaminosas vêm como conseqüência do Pecado – separação de Deus. Portanto, pecado não é uma lista de coisas proibidas, mas uma atitude do coração. A palavra “pecado” significa “errar o alvo”. O homem errou o alvo quando se desligou de Deus pensando que podia andar sozinho. Ele decidiu isso fazendo uso do seu livre arbítrio, porquanto Deus não o criou como um boneco ou um robô; lembre-se, criou a Sua imagem e semelhança.

FOMOS PROJETADOS PARA DEUS - Você e eu não fomos criados para viver uma vida corrompida, cheia de sofrimento e desgraças. Fomos projetados para o Paraíso. Quando Deus criou Adão e Eva, os colocou no Paraíso. Paraíso não é necessariamente um lugar bonito, mas é a própria presença de Deus. O lugar certo onde devemos estar é o Paraíso, a presença de Deus. É só nessa condição que funcionamos como deveríamos. O pecado, porém, é que faz essa separação. (Is 59:1-2)

Então, quando Jesus diz “Eu vos aliviarei”, Ele está nos convidando a deixar sobre Ele a carga que não é nossa. Ele quer tomar de volta o controle de nossas vidas. (Is 53.4) Jesus veio para fazer um elo entre o homem e Deus (João 14.6). Jesus veio restaurar o relacionamento com Deus que estava bloqueado por causa do pecado.

CONCLUSÃO: Hoje é o tempo de você fazer uma entrega a Ele, é o momento de parar de insistir em administrar sua própria vida. É o momento de encaixar novamente em sua vida a parte que estava faltando: Deus. É uma rendição. Render-se é se desarmar é se entregar e se deixar controlar por Jesus. Hoje é dia de salvação.

23/Maio/2011
Continue...


terça-feira, 17 de maio de 2011

UMA VIDA VITORIOSAI Samuel 17:40-51

Davi em sua juventude enfrentou muitos desafios, enquanto tomava conta do rebanho de seu pai, para proteger as ovelhas matou um leão, um urso, mais a frente teve como desafio maior, derrotar um gigante que afrontava o exército de Israel.

Esta história nos revela uma verdade da parte de Deus; mostrando que o Senhor tem projetos grandes e de vitória para os seus. Todos os que são chamados filhos de Deus são mais que vencedores. Satanás tenta te enganar dizendo que você é um derrotado, suas emoções oscilam, tentando lhe distanciar deste propósito, mas a verdade é que somos vitoriosos.

Hoje vamos quebrar e desfazer toda mentira do inferno, de pessoas que trazem palavra contrária, de emoções enganosas, mas para isto você precisa dar alguns passos para viver em vitória:

1. Enfrente as batalhas - Davi foi vitorioso porque enfrentou batalhas. Disseram que ele não conseguiria, (VS. 33) mas ele não acreditou, partiu para a luta e venceu.
Jesus é o nosso maior exemplo, Ele não caminhou em direção a cruz como um derrotado. Ele enfrentou a morte, a cruz, porque sabia QUE sua vitória seria consumada.

2. Lute olhando para o futuro - não devemos olhar para trás, Satanás quer que você olhe para o passado. Precisamos olhar para o futuro. Satanás sabia o que estava reservado a Davi (I Samuel 16:1), desprezando-o para que voltasse ao passado. Naquele dia Davi derrotou o gigante do desprezo. Quantos gigantes estão se levantando contra você? E você não consegue vencê-los porque não derrotou o gigante do desprezo e vive no passado limitado.

3. Tome Posse da Palavra profética - ela é uma arma poderosa, (vs 43-47), Davi confiou na palavra de Deus e cheio de poder e autoridade, e o uso desta palavra fez com que ele vencesse o gigante. Você tem que fazer o mesmo, usar a palavra como espada e se revestir de poder e autoridade amarrando todo o valente e lançando-o no abismo.
Tome posse do seu território porque Deus tem lhe dado o espírito de ousadia!(51 e 57).

CONCLUSÃO: Davi venceu todos os desafios e como vitorioso teve seus despojos, de garoto desacreditado que apenas cuidava de ovelhas passou a ser membro da realeza e guerreiro oficial do rei. É ou não é recompensado àquele que luta, vence e permanece na palavra não dando ouvidos aos inimigos? Deus também tem este projeto para a sua vida, Ele quer te fazer vencedor em tudo que fizeres!

16/maio/2011
Continue...


segunda-feira, 9 de maio de 2011

A GRACA DE DEUS

O que é graça? Graça é um “favor imerecido”. Significa “presente”. Então é como um presente que recebemos. Ninguém pensa em pagar por um presente que recebemos!
Aceitar a graça de Deus é um grande desafio. Fomos criados e formados com o pensamento religioso de que devemos pagar pelo pecado, que devemos ser castigados ou sofrer alguma privação. Daí é que vem a idéia de penitência, pagar promessa, purgatório, etc. Mas nós somos salvos pela graça. Isso é difícil de entender porque a justiça humana não sabe o que é perdão. Perdão é coisa divina. No reino físico tudo tem que ser pago, tudo vem por troca.

Na parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32), aquele jovem não tinha direito algum, pois já tinha recebido sua parte da herança e a desperdiçou. Mesmo assim o pai o recebeu de volta. Se olharmos do ponto de vista humano, aquilo foi injusto, razão pela qual o irmão mais velho não aceitou a atitude do pai.(Lc 15:28-30).
Do ponto de vista humano, a graça de Deus é injusta. Ou seja, não merecíamos, pois voluntariamente nos afastamos dEle e tomamos a direção oposta, pensando que poderíamos fazer melhor do que as Suas instruções a nós.

A GRAÇA É PARA QUEM RECONHECE QUE PRECISA - Mas só pode se apropriar da graça aquele que reconhece que é pecador, que errou o alvo, que se desviou e deu as costas ao Criador e Pai. Ela se manifesta quando há humildade. Jesus andava com os pecadores, cobradores de impostos, prostitutas,e era condenado pelas autoridades religiosas por causa dessa atitude.(Mateus 9;10-12)
Jesus recebia os pecadores, mas resistia aos religiosos. Por quê? Porque os religiosos não reconhecem o seu pecado. Eles se acham bons demais. Não precisam da graça, porque acham que não tem pecado. São justos em si mesmos. Jesus veio para os pecadores.

Porém, todos são pecadores, porque o pecado tomou toda a raça humana.Romanos 3:23. Mas a justiça própria cega essa percepção. Por isso é que a religião tornou-se o maior  empecilho para que as pessoas se aproximem de Deus. Elas dizem: “Eu já tenho a minha religião; meu avô foi dessa religião, meu pai, agora eu; por isso não vou mudar!.” Elas se fecham para Deus e substituem “relacionamento” por “religião”.
Só volta para Deus quem “cai em si” e reconhece: “pequei! Dei as costas para Deus e busquei minha própria direção.” Mas, sempre que alguém volta para o Pai, Ele o recebe de braços abertos, para sentar-se à mesa e comer com Ele; isto é comunhão e relacionamento!


DOIS EXEMPLOS DE HUMILDADE - Quando Jesus estava na cruz, dois ladrões ficaram ao lado dEle, um à direita, outro á esquerda. E o evangelho relata, Lucas 23:39-43. Alguém poderia dizer: “Mas, que injustiça! Pois aquele ladrão fez mal às pessoas durante toda a sua vida, não freqüentou uma igreja, nunca leu a Bíblia, não fez lindas orações nem cantou belos hinos; e como é que pode agora ir para o céu?” A graça causa exatamente esse espanto. Aos olhos humanos é injusta. Mas, assim como aquele ladrão não merecia, nem eu e nem você merecemos! A graça nos alcançou porque Ele ama a todos igualmente. “O ladrão nem mesmo pediu perdão, mas suas palavras revelaram o que estava no coração quando disse: “eu mereço”, ou seja, “ pequei, por isso estou condenado”. A Bíblia diz que nossa parte é tão somente confessar, e confessar significa “concordar”, como fez aquele ladrão (I João 1:9). Outro exemplo está em Lucas 18:9-14
Jesus usou dois extremos como exemplo. Publicano era um cobrador de impostos, que cobrava do seu próprio povo para enviar a Roma, por isso era considerado o maior pecador. O fariseu era o mais religioso aos olhos do povo. Mas quem saiu justificado foi o publicano, porque tinha um coração humilde e quebrantado. Este recebeu a graça.


CONCLUSÃO - Este é o tempo de você lançar fora toda a sua justiça própria. Você nunca poderá pagar a dívida contraída pelo pecado. O preço é a própria morte, por isso Jesus já pagou. O filho pródigo trabalharia a vida toda para o pai e não pagaria a dívida, mas, sentou-se novamente à mesa, porque o pai o perdoou. A salvação é pela GRAÇA!

9/Maio/2011
Continue...


segunda-feira, 2 de maio de 2011

UNCAO PARA UM NOVO COMECO - Marcos 5.25-34

Todo ser humano em seu interior tem o desejo de alcançar o crescimento. A realização faz parte da essência humana, para todas as áreas de nossa vida temos projetos para alcançar o que fora idealizado. Ninguém em sã consciência projeta seu fracasso, ninguém casa planejando divórcio, ninguém procura emprego esperando ser demitido. Mas o desejo e a motivação de crescer não nos isentam de passar por momentos difíceis, lutas e dificuldades da vida, muitas vezes podemos ter um resultado o qual não esperávamos ou projetamos.
 

Quando chega um momento onde pensamos estar tudo acabado é preciso lembrar que Deus é um Ser de novos começos! E Ele vem para nos trazer uma nova ótica de futuro, mostrando-nos que para tudo sempre existe solução.

Precisamos tomar como exemplo a mulher do fluxo de sangue, que há doze anos vinha sofrendo de uma grave enfermidade e aparentemente não tinha mais jeito, mas em um encontro Jesus restaurou sua vida e lhe trouxe um novo começo.
A história de vida desta mulher nos leva a crer que Jesus tem sempre um novo ponto de partida, mas para isto precisamos:

1) Humildade: Provavelmente aquela mulher era muito rica, pois ela lutava e recorria há 12 anos contra enfermidade com tudo que tinha. Mas mesmo assim ela foi humilde diante da situação; porque ser humilde é reconhecer suas fraquezas, e foi isto que ela fez. Reconheceu que tudo o que possuía não poderia salva-la, que era um ser limitado e precisava de ajuda.

Quantas pessoas estão no fundo do “poço”, mas não tem humildade para reconhecer que precisam de ajuda, e que seus bens e status não podem salva-las. Precisamos ser humildes para alcançar o novo começo de Deus. Você não precisa passar 12 anos lutando com sua própria força para aprender o caminho da humildade, reconheça quem você é e que precisa de Deus.

2) Buscar a Deus: Depois de reconhecer sua posição esta mulher enferma, foi ao encontro de Jesus, buscou, o desejou mais que tudo. Rompeu com todos os limites, se expôs e usou o resto de forças para encontra-se com o médico dos médicos. Sua vida tem ser uma busca incessante por Deus; porque ele é tudo o que você precisa. Temos que ter uma Vida de oração, pois a mesma é o caminho para a cura, vitória, para o altar.

Esta mulher dependia extremamente do agir de Deus, somente o poder de Deus poderia curá-la e salva-la. Quando dependemos de Deus estamos dando liberdade para que o Senhor possa agir na hora e como Ele quiser.

3) Tocar no manto: A mulher do fluxo de sangue conseguiu tocar no manto de Jesus, tirou virtude e recebeu a cura para viver um novo começo. O Senhor possui um manto de cura e transformação, precisamos alcançar este manto em nossas vidas, família para também construirmos uma nova história.

CONCLUSÃO: Feche os seus olhos por um instante e imagine agora, aquela mulher sangrando, debilitada, enfrentando uma multidão para alcançar a Jesus, e em sua mente ela dizia: “Eu quero um novo começo, preciso mudar de vida, estou cansada desta situação, eu quero um novo começo, preciso de ti Jesus”.

Você necessita de um novo começo? Então também, se humilhe, busque, dependa, toque e alcance virtude de Deus.
Não nascemos para a enfermidade, miséria, e muito menos para a destruição. Jesus quer fazer da sua vida lugar de maravilhas clame por um novo começo e assim o Senhor fará.

Apóstolo

01/Maio a 08/Maio/2011
Continue...